Após 31 anos, paciente morador no PAI Nosso Lar deixa Clínica e abre fase de desinstitucionalização
Cerca de 45 pacientes moradores estão sendo avaliados em programa de desinstitucionalização.

O paciente morador da Clínica PAI Nosso Lar, Oirazil Cordeiro de Lima, de 47 anos, deixou hoje a instituição onde foi assistido por 31 anos. Ele teve sua internação realizada em 1º de março de 1991 e passados 31 anos foi encaminhado nesta terça-feira (8) para uma residência terapêutica. O anúncio dessas medidas foi feito na última sexta-feira (4), como divulgou o SIGA MAIS.
Oirazil abre uma nova fase na Clínica adamantinense, de desinstitucionalização de pacientes, que passarão a ser assistidos por Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT), estrutura do sistema de saúde pública referenciada pelo CAPS (Centro de Atenção Psicossocial).
Dois terços da vida na Clínica
Aos 47 anos de idade, Oirazil passou dois terços de sua vida sob os cuidados da equipe multidisciplinar da instituição adamantinense. Os 31 anos somam 11.695 dias no local. A despedida, publicada na fanpage da Clínica, emocionou a equipe e pacientes moradores, que empunharam cartazes com mensagens positivas. Ele reagiu motivado e fez questão de convidar a todos para conhecer sua nova casa.
Oirazil vai passar a viver em uma residência terapêutica em Itaberá. A localidade foi escolhida após amplo minucioso trabalho sobre cada morador, realizado pela equipe encarregada de conduzir a desinstitucionalização. Nesse trabalho foi descoberto um irmão, em Itaberá, o que motivou a escolha por essa localidade, para restabelecer vínculos afetivos familiares..
A cidade de Itaberá tem 17,5 mil habitantes e fica na região de Itapeva.
Clínica continua com atendimentos e internações
Atualmente, a instituição adamantinense tem cerca de 45 pacientes moradores, com diferentes históricos, níveis de atenção, necessidades e vínculos, entre outros fatores que serão avaliados, caso a caso, para os encaminhamentos aos SRT.
A unidade de saúde vai continuar atendendo normalmente os casos agudos que exijam hospitalização de curta permanência, em transtornos mentais e dependência química a álcool e drogas, encaminhados via central de vagas.
O PAI Nosso Lar é referência para mais de 60 cidades do Departamento Regional de Saúde (DRS), com atendimento 100% SUS.
FONTE: sigamais.com